quarta-feira, 16 de abril de 2008

'Twitter me tirou da cadeia', diz estudante americano preso no Egito

O Twitter , uma ferramenta da internet que tem crescido em popularidade nos últimos meses, é apontada pelo estudante americano James Karl Buck como o principal responsável por sua liberdade. "O Twitter me tirou da cadeia no Egito", afirma Buck, detido no dia 10 de abril enquanto fotografava uma manifestação no CairoCriado em março de 2006, o Twitter ganha força como uma rede social que alimenta a curiosidade em relação aos detalhes sobre a vida alheia. Isso porque o site propõe que todos os seus usuários respondam com até 140 caracteres à pergunta “o que você está fazendo?”.

Ao ser detido, o jovem de 29 anos teve pouco tempo para reagir, mas conseguiu digitar em seu telefone celular a palavra 'preso'. A mensagem, enviada para o Twitter, chegou a seus amigos nos Estados Unidos e a seus contatos no Egito. O texto ainda está gravado na página de Buck na rede social.No dia seguinte, ele deixou a prisão, com a ajuda de um advogado contratado pela direção do campus de Berkley da Universidade da Califórnia e o auxílio da embaixada americana no Cairo.

Enquanto esteve preso, Buck recebeu diversas mensagens de apoio dos amigos nos EUA e de blogueiros egípcios. Estes, tema de seu projeto de conclusão de curso em jornalismo. "É um país sem liberdade de imprensa. A única coisa livre é a internet", afirma.

Apesar de livre e de volta aos Estados Unidos, o estudante ainda espera receber notícias sobre seu intérprete e amigo, Mohammed Ahmed Maree, que também foi preso durante a manifestação. Maree, de 23 anos, segue detido e sem direito a se comunicar com ninguém.

"Vários jornalistas e blogueiros estão presos sem motivo algum no Egito. Eu consegui sair apenas porque sou americano. Acabo me sentido culpado por isso, então não vou descansar enquanto não liberarem Mohammed", afirma Buck.

Nenhum comentário: