sexta-feira, 25 de abril de 2008

Receita desarticula esquema de fraude de R$ 35 milhões

A Receita Federal no Rio de Janeiro começou a desarticular um esquema de fraude em declarações de imposto de renda de pessoas físicas que envolve pelo menos seis mil contribuintes. De acordo com a assessoria da Receita, o esquema gerou um rombo de R$ 35 milhões aos cofres públicos. Ninguém foi preso. Nesta sexta (25) foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em dois apartamentos na Penha e em Irajá, no subúrbio do Rio, onde foram encontrados dois computadores, documentos e agendas que pertenciam ao contador que seria o chefe do esquema fraudulento. Através de uma rede de corretores de seguro, o estelionatário oferecia “serviços de fraude” a contribuintes com grandes retenções do imposto de renda na fonte, normalmente altos funcionários de empresas. Eram oferecidos dados falsos, como número de filhos e gastos com instrução e saúde, de maneira que o contribuinte tivesse direito à restituição do imposto.

De acordo com o auditor da receita Leônidas Quaresma, 200 dos seis mil contribuintes que praticaram sonegação já foram intimados.

Eles vão ter de pagar multa de 150% sobre imposto devido e vão ser responsabilizados criminalmente pela fraude, podendo pegar de seis meses a cinco anos de prisão por crime contra ordem tributária. Nos próximos meses, mais contribuintes em situação irregular serão intimados pela Receita.

Nenhum comentário: