terça-feira, 29 de abril de 2008

Paraguai não abre mão de renegociar energia de Itaipu, diz vice-presidente eleito

Em visita ao Brasil, o vice-presidente paraguaio eleito, Federico Franco, se disse favorável ao diálogo para renegociar o preço da energia produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, mas num discurso duro, afirmou que o Paraguai não vai abrir mão da renegociação.
"Esse é o princípio das conversas", disse Franco. "Quando o Brasil vir que a autoridade paraguaia não se vende, vai mudar seu temperamento. Não vamos nos submeter, não vamos trair a vontade do povo", completou.
Apesar de não falar em valores, o vice-presidente paraguaio disse que o objetivo é buscar um "preço justo" pela energia. "O preço justo vai surgir no diálogo. É óbvio e natural que não se pretende chegar a um preço justo de um dia para o outro", disse.
Franco se reuniu nesta terça-feira (29) com o vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto e com deputados e senadores do Paraná (região de Itaipu) no Congresso Nacional.
Apesar das declarações de Franco, José Alencar negou que o assunto principal da reunião tenha sido Itaipu. "Ele fez uma visita de cortesia", disse. "Eu não conheço o pleito deles porque não se tocou nisso [no assunto Itaipu]", completou.
Alencar disse também que o Acordo de Itaipu é "intocável". "O Brasil sempre foi generoso com o Paraguai. O acordo é intocável e não foi objeto de tratativa entre nós", comentou.
Segundo Federico Franco, na reunião com parlamentares, tratou-se também da possível construção de uma segunda ponte entre os dois países e da simplificação de tributos em Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário: