quarta-feira, 30 de abril de 2008

Testes nos EUA confirmam restos mortais de filhos do czar Nicolau II

Os testes genéticos realizados nos Estados Unidos confirmaram que os restos de ossos encontrados no ano passado nos Urais pertencem a dois dos filhos do último czar, Nicolau II, informou nesta quarta-feira (30) o governador da região de Sverdlovsk, Eduard Rossel.Agora, finalmente, encontramos toda a família real", disse Rossel em entrevista coletiva em Yekaterinburgo, capital da região e cidade onde o último czar russo foi assassinado pelos bolcheviques em 1918, junto com toda sua família.
Os testes realizados nos EUA confirmam as conclusões dos especialistas russos, que em agosto de 2007, um mês depois da decoberta dos últimos restos, declararam que as ossadas pertenciam aos príncipes Alexei e Maria.
"Segundo os resultados das investigações anatômicas e morfológicas realizadas, é possível concluir que, com quase toda segurança, os restos pertencem a Alexei e Maria", disse então Vladimir Gromov, subchefe do departamento legista da região de Sverdlovsk.
Em 23 de agosto de 2007, arqueólogos russos anunciaram a descoberta dos supostos restos de ossos de Alexei, herdeiro do trono imperial russo, e de sua irmã Maria enterrados em uma floresta perto de Yekaterinburgo.
Além de pedaços de ossos de diferentes tamanhos, os arqueólogos encontraram dentes, balas de diferentes calibre e restos de cerâmica, entre outros objetos.
Nicolau II, sua esposa e seus cinco filhos foram executados em 17 de julho de 1918, em meio à guerra civil na Rússia.
A chave para encontrar o lugar onde os bolcheviques enterraram os filhos do czar foi a desclassificação de um documento até há pouco tempo considerado "secreto".

Nenhum comentário: