domingo, 20 de abril de 2008

Três morrem após passagem de tufão pela China; 18 estão desaparecidos

Três pessoas morreram devido a deslizamentos de terra e outros acidentes causados pela passagem do tufão Neoguri no sul da China, informou neste domingo a agência estatal Xinhua. Na província de Guangdong, ao menos 18 pescadores ainda estão desaparecidos.
O tufão atingiu o litoral chinês na tarde deste sábado e causou a morte de dois trabalhadores em uma construção da cidade de Shenzhen, na província de Cantão, afetada por um deslizamento de terra.
A terceira vítima morreu esmagada por uma placa de alumínio, arrancada pelo vento do alto de um estádio em Zhuhai, na mesma província.
Outras cidades de Cantão informaram sobre danos materiais e pelo menos 274.000 atingidos, além de 7.000 hectares de plantações alagadas.
O Neoguri, o primeiro tufão a atingir a China neste ano, obrigou a suspender vôos no aeroporto de Hong Kong e serviços marítimos entre a ex-colônia britânica e Macau.
O tufão enfraqueceu, transformou-se em uma tempestade tropical e atingiu o oeste da província de Guangdong. Oficiais de resgate continuam as buscas neste domingo e 18 pescadores ainda estão desaparecidos, segundo a agência Associated Press.
Cinco barcos de resgate e dois helicópteros estão empregados na missão, segundo o oficial Wu, da província de Hainan, consultado pela agência de notícias Associated Press.
Cerca de 80 mil pescadores foram obrigados a voltar ao porto em razão das tempestades.

Nenhum comentário: