sexta-feira, 25 de abril de 2008

Coelce é multada por cortar luz de casa de idosa inadimplente

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce) condenou a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), nesta quinta-feira (24), a pagar multa administrativa de R$ 600 mil por cortar a energia de uma casa com atraso na conta, em Fortaleza.

A multa foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Coelce recorreu da decisão. O corte teria causado a morte da aposentada Maria Luiza Bezerra, 53 anos, que dependia de aparelhos hospitalares para viver. O caso ocorreu em maio do ano passado.

Segundo a família, ela já tinha sofrido duas paradas cardíacas, tinha uma lesão no cérebro e respirava com a ajuda de um aparelho que retirava o excesso de secreção de saliva acumulado na garganta. Na ocasião, os médicos disseram que a solução para melhorar o quadro clínico seria levá-la para casa para que a aposentada passasse mais tempo com os filhos e netos.

No aniversário
O Hospital Waldemar de Alcântara emprestou, de graça, o equipamento elétrico. Em dois meses, as contas de luz somaram mais de R$ 200. Como a aposentada não conseguiu pagar, a Coelce determinou o corte. A família afirma que entregou um atestado aos funcionários da companhia, mas, mesmo assim, a luz foi cortada. Depois da interrupção do fornecimento, Maria Luiza ficou viva por nove horas. Ela morreu em 4 de maio, dia do seu aniversário.

Nenhum comentário: