domingo, 20 de abril de 2008

Deslizamento deixa 200 pessoas soterradas na China

Duzentas pessoas ficaram soterradas sob lama e pedras depois que um deslizamento de terra cobriu quase totalmente uma localidade na Província central chinesa de Hubei, na área onde fica a represa das Três Gargantas, informou hoje a agência estatal Xinhua.
As equipes de resgate estão tentando localizar as pessoas, sob 60 mil metros cúbicos de barro, em acidente que surpreendeu os moradores de 37 casas e uma escola na localidade de Xiaohe, do município de Gaoyang (distrito de Xingshan). Os supervisores das tarefas de salvamento disseram que as chuvas já arrastaram um terço da terra que cobria a aldeia, e acrescentaram que não se acredita que haja vítimas dentro do colégio atingido, pois não havia ninguém no local, pelo fato de ser domingo.
Os meteorologistas advertiram que ainda deve haver fortes chuvas na zona nos próximos dias.
A área da represa de Três Gargantas, no centro do país, é muito perigosa em época de chuvas, devido aos vários deslizamentos de terra.
Gaoyang é um dos poucos municípios da região cujos habitantes (cerca de 2.000) não foram ainda realocados, o que foi feito no caso de mais de 1,2 milhão de pessoas, devido ao grande projeto hidráulico.
Em 20 de novembro, um deslizamento de terra em um túnel ferroviário, também em Hubei e perto do gigantesco reservatório, causou a morte de 31 pessoas, entre elas 29 passageiros de um ônibus que ficou soterrado pelos escombros e dois operários que trabalhavam na linha férrea.
Aquele acidente reacendeu os temores sobre os possíveis efeitos negativos que a represa está causando no meio ambiente, já que a zona montanhosa de Baodong, onde ocorreu o acidente, sofreu dezenas de deslizamentos de terra nos últimos anos.
Diante desses temores, os responsáveis do maior projeto hidráulico afirmam que este ajudará a enfrentar inundações e outros desastres naturais que ocorrem com freqüência na bacia do rio Yang Tsé, onde fica o reservatório.

Nenhum comentário: