sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pirata virtual acusado de invadir o eBay é preso na Romênia

Um tribunal de Bucareste decretou nesta sexta-feira (18) a prisão de um pirata virtual romeno de 20 anos acusado de invadir várias vezes o site de leilões na internet eBay e causar prejuízos avaliados em mais de US$ 2 milhões.
O jovem foi detido em seu apartamento, localizado no 5º andar, mas conseguiu atirar pela janela três laptops antes que a polícia forçasse a porta. No entanto, os especialistas esperam poder recuperar os dados.
A Polícia procurou durante dois anos o jovem, identificado como Vlad Constantin Duiculescu, morador de Bucareste. As autoridades romenas tinham alertado o FBI (polícia federal norte-americana) sobre suas atividades pela primeira vez em abril de 2005.
O suposto pirata virtual, que utilizava o codinome de "Vladuz", criou um programa que permitia coletar os dados pessoais e os códigos dos cartões de crédito dos funcionários do eBay. Ele tentou vender o aplicativo pela internet à própria companhia prejudicada.
Os prejuízos causados por esta invasão na companhia, que teve que reconfigurar seu sistema de segurança após o ataque, foram estimados em mais de US$ 2 milhões.
Outro jovem romeno, Victor Faur, foi acusado em 2006 pela Justiça americana de ter entrado em 150 bases de dados da Nasa (agência espacial norte-americana), do Departamento de Energia e da Marinha americanos.

Nenhum comentário: