sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cientistas brasileiros criam hambúrguer de caju

Uma pesquisa realizada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) testou hambúrgueres à base de caju para possibilitar o consumo fora do período de safra e aproveitar o excedente de produção, segundo a Agência Fapesp.Os hambúrgueres feitos com caju apresentam menores teores de gordura quando comparados a produtos similares à base de soja e de carne, segundo o estudo. Além de ser saudável, o produto foi aprovado no teste de aceitação sensorial.
De acordo com a autora da pesquisa, Janice Ribeiro Lima, um dos objetivos do estudo era sugerir estratégias para estimular a comercialização do caju, uma vez que cerca de 88% da produção é perdida anualmente.
O pedúnculo, que corresponde a 90% do fruto, é desperdiçado devido ao curto período de safra, à reduzida estabilidade pós-colheita e à pequena capacidade de absorção da indústria.
"O hambúrguer pode ser elaborado no período de safra e consumido no restante do ano, quando o caju não está disponível", disse Janice à Agência Fapesp. O estudo foi publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia.

Nenhum comentário: