segunda-feira, 14 de abril de 2008

Estudo: Califórnia poder ser atingida por catástrofe

A Califórnia será quase inevitavelmente atingida por um grande terremoto, e possivelmente catastrófico, nos próximos 30 anos, disseram cientistas hoje na mais abrangente previsão geológica para o Estado. A Califórnia tem mais de 99% de chances de sofrer um tremor de 6,7 de magnitude - um terremoto do tamanho do abalo de Northridge, em 1994 - nos próximos 30 anos, de acordo com um estudo que utiliza novos dados e analisa probabilidades de terremotos pelo Estado.
A análise encontrou quase 50% de chances de que a Califórnia seja abalada por um terremoto de magnitude 7,5, capaz de causar danos catastróficos se ocorrer em uma cidade grande como Los Angeles ou San Francisco.
"Podemos esperar que seremos atingidos por um grande terremoto e é melhor estarmos preparados", disse Tom Jordan, diretor do Centro de Terremotos do Sul da Califórnia na University of Southern California. "Magnitude de 7,5, isto é um grande terremoto", acrescentou Jordan. "Se um tremor como este atingisse a Falha de San Andreas poderia ser muito destrutivo. Estamos falando de um terremoto que pode aumentar o comprimento do vão em 322 km e um deslocamento de 3,6 m ou mais".
"Se um tremor como este acontecesse, por exemplo, na região de Los Angeles, então teríamos um grande problema", disse. Jordan declarou que a chance de um terremoto de magnitude 7,5 acontecer no sul da California é de 37%, comparado a 15% das chances do norte da Califórnia, principalmente porque o terremoto de 1906 em San Francisco aliviou as tensões da falha de San Andreas no local.
Acredita-se que os tremores de San Francisco de 1906 tenham tido uma magnitude de 7,8 ou mais. O último como este no sul da Califórnia aconteceu em 1857, e o extremo sul da falha de San Andreas não passa por um evento como este desde 1680.
"Aquelas falhas têm acumulado tensões por este tempo todo e isto aumenta a probabilidade de grandes terremotos", disse Jordan. O terremoto de Northridge em Los Angeles em 1994 matou 72 pessoas, feriu mais de 10 mil e causou bilhões de dólares em prejuízos.

Nenhum comentário: