terça-feira, 8 de abril de 2008

Robôs devem fazer o trabalho de 3,5 milhões de pessoas até 2025 no Japão

Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou o grupo de especialistas Machine Industry Memorial Foundation.
A taxa atual de fertilidade no Japão é de 1,3 filhos por mulher, ou seja, abaixo do nível necessário para manter a população. O governo calcula que, até 2025, cerca de 40% da população terá mais de 65 anos, levantando a questão de como o país fará para tomar conta de seus numerosos idosos. Segundo estimativas do governo, até 2030 o país enfrentará uma queda de 16% no volume de sua força de trabalho conforme cresce o número de idosos. Isso gera temores sobre a mão de obra num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração em grande escala.
Em vez de cada robô substituir uma pessoa, especialistas sugerem que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes.
O Japão poderia economizar o equivalente a US$ 21 bilhões em seguros em 2025 ao usar robôs para monitorar pessoas idosas, substituindo os serviços de enfermagem, afirma a instituição.
Substituição
De acordo com os pesquisadores, pessoas que cuidam de idosos ou crianças poderiam economizar uma hora por dia, caso máquinas ajudassem a olhar os pequenos ou fizessem serviços domésticos. Os robôs poderiam ser utilizados para ler livros em voz alta ou ajudar no banho.
"Os robôs são importantes porque podem ajudar de alguma forma a aliviar a falta de mão-de-obra", disse Takao Kobayashi, que trabalhou no estudo.
Kobayashi afirma que mudanças terão de ser feitas para que os robôs criem impacto sobre a força de trabalho. "Há os altos preços, as funções dos robôs que ainda precisam melhorar, e há também a mentalidade das pessoas", diz o pesquisador. "As pessoas precisam ter o desejo de usar os robôs", diz ele.

Nenhum comentário: