terça-feira, 8 de abril de 2008

O caso Isabella e os males do mundo















































































Dor e saudade













A morte da menina Isabella Oliveira Nardoni (foto), de 5 anos, em São Paulo, causou indignação em todo o país. Não são poucas as hipóteses para explicar a tragédia. Não há quem se convença de que Isabella, sozinha, teria rasgado a tela de proteção da janela e caído do 6º andar do prédio. O que todos estão convencidos é que houve um crime.
Diante de fato tão cruel, a angústia de milhões de pessoas leva a inúmeros questionamentos. Conosco, que trabalhamos na mídia e temos a obrigação de procurar a verdade, surgem mil perguntas e poucas respostas.
Os jornais, as revistas, a tv e as emissoras de rádio abriram espaço durante a semana para as mais variadas análises. E um dos pontos comuns entre as inúmeras opiniões é a violência doméstica.
O caso Isabelle pode ser visto como um triste retrato do mal que existe dentro das pessoas. É a imagem de um mundo em que a exploração sexual de crianças, estupros, espancamentos, assassinatos e muitos outros tipos de violência contra a infância são encarados como algo impossível de ser banido. Um mal que está nas ruas, nas escolas, nos locais de lazer e dentro de casa.
Esses são os males do ser humano. Mas existe ainda o mal social, aquele que tem origem na nossa organização como sociedade. Os exemplos não são poucos: o trabalho escravo a que são submetidos meninos e meninas, a exploração da infância no tráfico de drogas e o uso de crianças nas guerras e na prostituição. Há ainda a fome, que mata milhões de crianças todos os anos, a falta de escolas, de assistência médica e moradia.
Os males do mundo são muitos. Não podemos ficar sem reação contra eles.
( Tony D. Silva )

Nenhum comentário: