quarta-feira, 2 de abril de 2008

Cabral estuda convidar médicos de Cuba para combater a dengue

O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que poderá convidar médicos de Cuba para ajudar no tratamento de pacientes com dengue. Ao participar do início das obras de construção do sistema de tratamento de esgoto do Receio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira (2), ele disse que vai aguardar até o próximo domingo (6) quando deverão chegar os médicos convocados de outros cinco estados do Brasil para avaliar a necessidade de se contatar ou não os médicos estrangeiros.

"Até o fim de semana vamos fazer uma avaliação dessa convocação. Não podemos perder tempo. Cuba tem uma excelente tradição na área de saúde pública, tradição de soliedariedade com povos que precisam de seu apoio." , disse Cabral.
Saiba mais
Ainda de acordo com o governador, o país tem experiência no assunto porque enfrentou uma epidemia de dengue na década de 80, e também foi o responsável pela implantação do programa Médico de Família, em Niterói, na Região Metropolitana, há cerca de dez anos.


Tendas estão prontas, mas sem médicos
O governador destacou que o estado vem fazendo um esforço gigantesco para combater a dengue. Mas que está esbarrando na falta de médicos, principalmente pedriatras, para trabalhar nas tendas de hidratação.

"As tendas da Penha, da Gávea e do Méier estão prontas, aguardando médicos. Neste momento essa é a nossa maior carência", disse Cabral, acrescentando que o estado publicou nesta quarta-feira (2), uma convocação nos jornais.

Na terça-feira (1º), o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ofereceu à Secretaria estadual de Saúde áreas da polícia para ajudar no combate à dengue. Ele colocou à disposição da Secretaria de Saúde os pátios de batalhões e auditórios das Delegacias Legais.

Cabral voltou a apelar ao município para que os postos de saúde funcionem 24 horas por dia, incluindo os fins de semana. Ele também pediu a abertura do Hospital de Acari, no subúrbio do Rio.

"Minha filosofia é que doenã não tem hora para acontecer. O Rio tem uma rede de postos de saúde criada ao longo dos últimos cem anos que é muito boa do ponto de vista físico, presente em vários bairros. Não entendo porque não está aberta. Se os postos estivessem abertos 24 horas, com certeza as emergências dos hospitais não teria a mesma demada. Por isso, faço um apelo público e institucional", disse o governador.

Para melhorar o atendimento à população, o governador lembrou que o estado abriu 92 leitos no Hospital Anchieta, no Caju, na Zona Portuária, na terça-feira e, está contratando nesta quarta mais cem leitos, aproximadamente, na Santa Casa de Misericórdia. Desde janeiro, 67 pessoas morreram de dengue no estado, sendo que 44 vítimas só na capital, de acordo com dados das secretarias municipal e estadual de Saúde.

Recolhimento de pneus
Num esforço para ajudar o estado no combate a dengue, o secretário de Ambiente, Carlos Minc, anunciou a ampliação do programa de educação ambiental em 800 escolas públicas. A secretaria também pretende aumentar o número de postos de coleta de pneus velhos. Os pneus abandonados estão entre os principais reservatórios do foco do Aedes aegypti.

"Atualmente, recolhemos cerca de quatro mil pneus por dia, no Grande Rio. Com o aumento dos postos, podemos chegar a 15 mil pneus recolhidos por dia", calculou Minc.

Nenhum comentário: