quinta-feira, 3 de abril de 2008

Alunos do Ensino Médio de Maringá são destaques no Enem

As escolas de Ensino Médio de Maringá conquistaram notas acima da média no Exame Nacional (Enem), de 2007. A consulta aos resultados foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC), às 12h30 desta sexta-feira.
As notas das escolas de Maringá ficaram acima da média nacional e estadual. Na prova objetiva, a média nacional foi de 48,827; a estadual de 50,269; e a local de 54,662.
No total, prova de redação e objetiva, a média nacional foi de 51,670; a estadual de 52,544; e a local de 55,901. Na prova objetivo, com corrreção de participação, a média nacional foi de 48,278; a estadual de 49,788; e a local de 54,153.
No total, com correção de participação, a média nacional foi de 51,276; a estadual de 52,205; e a local de 55,552.
A relação das notas por escola e município está à disposição no site do Exame. Para consultar a nota da escola, é necessário escolher o estado e o município.
Todas as escolas que declararam o Censo Escolar e tiveram alunos participando do Exame aparecem na lista. Só conhecerão as notas, no entanto, os estabelecimentos em que pelo menos dez alunos fizeram a prova.
Há ainda informações sobre número de matriculados, número de participantes, médias observadas e médias com correção de participação, que simulam estatisticamente a nota obtida pela escola caso todos os seus alunos tivessem participado do Enem.
O Exame é voluntário e foi aplicado em agosto do ano passado aos alunos que já haviam terminado e aos que estavam no último ano do Ensino Médio. De acordo com o MEC, mais de 2,7 milhões de candidatos fizeram a prova.
O exame tem 63 questões de múltipla escolha sobre o ensino e médio e uma redação. A nota do Enem é usada no processo seletivo de diversas universidade do País e é um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal.
Médias
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, em 2007, os alunos tiveram as maiores médias nas questões objetivas dos últimos cinco anos.
Na parte composta por 63 testes, os estudantes do País obtiveram média de 51,52, em cem pontos possíveis - bem maior do que em 2006, quando a nota média foi de 36,90.
Também aumentou a diferença de notas entre estudantes da rede particular e da rede pública na parte objetiva do exame. Nesse ano, alunos da rede particular do País atingiram a nota de 68,04 nas questões objetivas, ao passo que a rede pública teve média de 49,20, levando a uma diferença de 18,84 pontos. Em 2006, essa diferença foi de 15,63 pontos (em cem).
Na redação, o desempenho geral foi melhor na edição de 2007: a nota média no Brasil ficou em 55,99 e na edição do ano passado foi de 52,08. A consulta dos candidatos ao boletim individual está disponível no site do Inep.
A mineira Luísa Lima Castro foi a estudante com o melhor desempenho nesta edição do Enem. Quando fez o exame ela era aluna da escola pública Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte, e tirou a nota máxima na prova.
Prouni
O Enem é requisito obrigatório para quem quer tentar bolsa do Prouni. É preciso o aluno ter média da prova objetiva e da redação de no mínimo 45 para poder pleitear vaga no programa.
Como a concorrência é grande, quanto maior for a nota do candidato, maior a chance de ele conseguir uma bolsa.
O programa dá bolsas totais e parciais para estudantes em instituições particulares de ensino superior. A bolsa integral é dirigida a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial, é para aqueles com renda familiar, per capta, de até três salários mínimos.
Há ainda uma bolsa que paga 25% da mensalidade do curso para alunos cuja renda da família seja de até três salários mínimos por pessoa, e que cursem graduações com mensalidade no valor máximo de R$ 200.

Nenhum comentário: