quarta-feira, 7 de maio de 2008

Já são 41, as vítimas do naufrágio no Rio Solimões

O Corpo de Bombeiros confirmou na tarde desta quarta-feira que 41 corpos de vítimas do naufrágio ocorrido na madrugada de domingo (4) foram resgatados das águas do Rio Solimões, no Amazonas. Equipes mantêm as buscas a outras vítimas.
De acordo com o setor de Comunicação dos Bombeiros, foram resgatados os corpos de 22 homens, 18 mulheres e uma criança. Ao menos 33 foram identificados pelo Instituto Médico-Legal (IML).
O acidente aconteceu na localidade de Lago do Pesqueiro, na cidade de Manacapuru (AM), quando a embarcação transportava 80 pessoas, de acordo com a Marinha.
Os bombeiros afirmam que uma lista não oficial aponta que entre 20 e 25 pessoas permanecem desaparecidas.
"É difícil precisar o número exato pois não havia um registro oficial de quantos passageiros o barco transportava", afirma a secretária de Trabalho, Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Manacapuru, Marta Régis Afonso.
Ao menos 12 embarcações participam das buscas, entre elas da Marinha. Lanchas devem percorrer num raio de até 50 km do local do desastre.
Investigação
Desde esta terça-feira foram ouvidas 21 pessoas no inquérito aberto pela Polícia Civil de Manacapuru.
Segundo o delegado da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do município, Antônio Rodrigues da Silva, em alguns depoimentos os sobreviventes relatam até cerca de 150 pessoas na embarcação, mais do que o dobro do limite, de cerca de 50 passageiros.
"É claro que ninguém parou para contar. Ainda mais em um momento como este, em que eles sobreviveram a uma tragédia assim. Vamos continuar as investigações para tentar chegar a um meio termo e entender o que de fato motivou a tragédia", disse Silva.
De acordo com ele, todos os sobreviventes relatam superlotação no barco.
O delegado destaca ainda que, mesmo que o inquérito aponte um culpado, será difícil incriminar alguém, uma vez que o proprietário da embarcação morreu no acidente e outros dois irmãos dele apontados como responsáveis pelo Comandante Sales 2008 estão desaparecidos e podem estar entre os corpos que estão no rio.

Nenhum comentário: