segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mensagem de aliens pode chegar à Terra em 2015

Os seres humanos já enviaram muitas naves especiais universo afora, algumas delas com o objetivo de buscar vida extraterrestre e informar a respeito da existência do pequeno planeta azul no Sistema Solar. Dois astrônomos japoneses tiveram uma idéia muito mais prática e, em 1983, enviaram uma mensagem através de um radiotelescópio americano para a estrela Altair. Agora os astrônomos divulgaram que, segundo seus cálculos, uma resposta pode chegar em 2015.Os astrônomos japoneses Hisashi Hirabayashi e Masaki Morimoto, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, enviaram a mensagem no Tanabata, um tradicional feriado estelar japonês que comemora o encontro de duas estrelas, Vega e Altair. "Eu acredito que aliens existam, mas eles são difíceis de serem encontrados. Nós nem ao menos observamos algum planeta ao redor de Altair, então é provável que não recebamos resposta", disse Hirabayashi.
Os cálculos feitos indicam que a mensagem deve ter alcançado Altair em 1999, já que a estrela fica a 16 anos-luz da Terra. Se alguém a recebeu, decodificou e a respondeu rapidamente, a resposta deve chegar ao nosso planeta por volta de 2015, noticiou o site Pink Tentacle.
A mensagem enviada por rádio é composta de 13 imagens em código binário, no tamanho de 71x71 pixels cada. Elas mostram, entre outras coisas, características do Sistema Solar, a localização do nosso planeta, os elementos químicos, características humanas e a estrutura básica do DNA.
A parte engraçada dessa história é que, de acordo com o site Gizmodo, Hirabayashi estava bêbado quando teve a idéia de enviar a mensagem. Por causa disso, uma das imagens mostra a fórmula molecular do etanol, os caracteres kanji para "kanpai!" (o brinde "saúde!") e a palavra em inglês "toast" (também um brinde). "Provavelmente, os aliens não irão entender essa parte", disse Hirabayashi.

Nenhum comentário: