sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dez morrem em perseguição a membro das Farc

Cinco militares colombianos e cinco guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreram em uma operação das tropas que perseguem o chefe rebelde "Alfonso Cano" nas montanhas do centro da Colômbia, informaram fontes oficiais.
Os combates foram registrados no município de Cajamarca (300 km ao oeste de Bogotá), onde se desenvolve uma ampla operação desde o começo do ano contra um grande reduto das Farc.
Os soldados interceptaram membros da frente 25 das Farc que pretendiam bloquear a via que liga a capital colombiana com Buenaventura, o principal porto sobre o Pacífico.
"A partir das duas da manhã de hoje foram registrados confrontos armados onde morreram cinco integrantes das Farc. Infelizmente, um suboficial e quatro soldados foram assassinados", informa um comunicado oficial.Além disso, três soldados ficaram gravemente feridos, que foram levados para um centro médico da cidade vizinha de Ibagué.
O comandante da 6ª brigada do exército, coronel Ramiro Castillo, disse que quatro dos militares morreram por causa dos ferimentos da ação militar e outro mais, por uma pedra que caiu em cima dele durante o confronto.Nessa região, o exército colombiano, apoiado por aviões de combate da força aérea persegue Guillermo León Sáenz, conhecido como "Alfonso Cano", segundo analistas o possível sucessor no comando do grupo rebelde quando seu chefe histórico morrer, Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda".
As operações contra o anel de segurança de "Alfonso Cano" deixou como resultado até agora este ano 69 guerrilheiros mortos, 47 capturados e 12 desmobilizados.

Nenhum comentário: