segunda-feira, 5 de maio de 2008

Lula pede para consumidor denunciar postos que aumentar preço da gasolina

O consumidor não vai sentir os reflexos da elevação dos preços dos combustíveis nas refinarias, anunciado na última semana. A garantia foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu à população, durante o programa de rádio Café com o Presidente, que denuncie os postos que elevarem os preços da gasolina.
"É por isso que foi feito um jogo combinado: o aumento com desconto na Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e isso diminui o efeito do aumento. É importante as pessoas ficarem atentas. A gasolina não aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar, porque [a gasolina] não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8,8%", disse Lula.
De acordo com ele, houve redução da Cide de 0,28 centavos por litro para 0,18 centavos por litro. Apenas para o óleo diesel vai haver um aumento de 8,8%.
"O efeito disso na inflação é de apenas 0,015, ou seja, é muito pouco", afirmou o presidente, ressaltar que era preciso fazer o reajuste, pois a Petrobras há algum tempo não repassava o aumento do petróleo ocorrido no mercado internacional.

Nenhum comentário: