quinta-feira, 8 de maio de 2008

Jobim: Lula quer Forças Armadas em terra indígena

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que vai aguardar a decisão da Justiça sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol. Mas, segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a ocupação de reservas por equipes das Forças Armadas. "Ontem o presidente autorizou um decreto determinando obrigatoriamente que as Forças Armadas tenham unidades dentro de terras indígenas", disse.
O ministro disse também que convocou as empresas de serviço aéreo para discutir um projeto de regulação nos atrasos dos vôos. "Queremos a criação do sistema de compensação de atrasos em favor dos usuários. Eles receberiam um valor em dinheiro, de acordo com o atraso, e não só o atraso decorrente do sistema da empresa aérea, como também da Infraero", afirmou Jobim.
Ele disse ainda que vai se reunir com representantes das Forças Armadas para aumentar o número de soldados na Amazônia. Segundo o ministro, o projeto será enviado ao presidente Lula dentro de 30 dias, quando deve acontecer a reunião.
"Acabei de combinar com o coronel do Exército e o comandante da Aeronáutica que dentro de 30 dias faremos uma reunião em Brasília. Vamos apresentar ao presidente o projeto de crescimento da presença militar na Amazônia. Em 90 dias, teremos esse plano completo e vamos decidir sua execução", afirmou Jobim. O ministro descartou a possibilidade de deslocar frotas do litoral para o território da floresta amazônica.
O ministro disse ainda que o a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, pela morte de Dorothy Stang não vai prejudicar a imagem do País no exterior. "O Brasil está acima dessas questões e eu, como juiz, advogado e político, não vou comentar as decisões da Justiça", afirmou.
Jobim participou da cerimônia em homenagem ao Dia da Vitória no monumento que lembra os pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial, na praia do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: