terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Renúncia de Fidel


O líder cubano renunciou à presidência nesta terça, após 49 anos no poder, em uma mensagem publicada pela imprensa oficial, a cinco dias do Parlamento definir a nova cúpula do governo.

Na mensagem, Fidel Castro disse que não irá aspirar nem aceitar o comando do país. "Não aspirarei nem aceitarei - repito - não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe", afirmou o líder ditatorial cubano na carta, assinada de próprio punho e com data de 18 de fevereiro às 17h30 locais (19h30 de Brasília).

"A comunidade internacional deveria trabalhar com o povo cubano para começar a construir instituições para a democracia", disse Bush na entrevista coletiva que ofereceu em Kigali, capital de Ruanda, como parte de uma viagem por vários países da África. "Eventualmente, esta transição deveria acabar em eleições livres e justas", disse.

"Eles são os que sofreram sob Fidel Castro. Eles são os que foram presos por suas crenças, eles são aos quais se negou o direito a viver em uma sociedade livre", afirmou Bush. "Isto deve ser o começo da transição democrática para o povo de Cuba", insistiu.

Nenhum comentário: