domingo, 17 de agosto de 2008

Começa o enterro de Dorival Caymmi no Rio

O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou por volta de 15h40 ao cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.O cortejo é acompanhado por familiares, incluindo seus três filhos, Dori, Nana e Danilo, dezenas de fãs e artistas, como Gilberto Gil. Caymmi deve ser enterrado no mesmo em que está o corpo da cantora Carmen Miranda. A portuguesa foi a mais famosa intérprete de um dos maiores sucessos de Caymmi: "O que é que a baiana tem". Na manhã deste domingo, um representante da Santa Casa de Misericórdia, responsável pelo cemitério, procurou a família de Caymmi para doar um espaço para construir um mausoléu para duas pessoas. O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi deixou por volta das 14h50 deste domingo (17) a Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio, onde foi velado desde a tarde de sábado. Mais de 700 pessoas passaram pelo velório do cantor.Ao ser retirado do local, Caymmi recebeu aplausos da multidão presente e dos familiares, muito emocionados. O corpo do músico seguiu em carro aberto de bombeiros para o cemitério.O músico Dori Caymmi, que mora nos EUA, chegou por volta das 10h deste domingo ao velório de seu pai e ficou junto dos irmãos Nana e Danilo. O momento mais emocionante foi quando começou a tocar as músicas de Caymmi pai."Vai ser difícil cantar sem ele. Tive sorte muito grande de ter um pai já burra velha", disse Nana. "Vai o homem, mas a obra dele fica para sempre", completou Danilo. Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos. Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’.
Amigos comparecem ao velório

Além da família, amigos - como os também músicos Wagner Tiso e Daniela Mercury, Jorge Salomão, os escritores Gilberto Braga e Glória Perez - foram ao velório prestar as últimas homenagens. A secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e o marido, o ator Antônio Pitanga, que é baiano como Caymmi, disseram que a morte do compositor é uma perda para a cultura brasileira. "Através de sua música e de sua sensibilidade, Caymmi projetou o Brasil para o mundo. Metade do Brasil, hoje, está chorando e sofrendo. Caymmi foi essa luz maravilhoso. Ver este corpo estendido dentro do caixão não dá para a gente se conformar. Dá uma sensação de impotência muito grande. Sabemos que ele vai ao encontro dos amigos, mas não dá para se conformar. Ele foi um grande exemplo, e deixa um grande e valioso recado", disse Pitanga, que foi complementado pela mulher:
"É uma perda para a cultura brasileira."

O ator Milton Gonçalves disse que sempre foi muito amigo da família e que sempre esteve próximo do Dorival Caymmi.

"Ele é um grande compositor, com aquele jeito baiano dele. Mas pelo que a família me falou, ele foi em paz, do jeito que ele queria. Mas a gente lamenta. Mais um bom brasileiro que vai. Um bom companheiro."

Já o produtor de e diretor de shows Carlos Miéle sintetizou em uma palavra o sentimento de todos:
"Caymmi foi muito generoso com a música. Um lenda brasileira. Um buda baiano."
O sambista Nelson Sargento, ícone da Estação Primeira da Mangueira, prestigiou Caymmi. "Sinto saudade e falta do amigo. A relação dele com a Mangueira foi um casamento perfeito - dando o primeiro lugar, em 1986. Não era só um compositor de canções. adorava o mar e as pessoas. Era um exemplo de vida."O também músico Marcos Valle, um dos precursores da Bossa Nova, disse que a calma e a tranqüilidade de Caymmi é muito difícil encontrar nos dias de hoje, era uma lição."comecei ouvir o Caymmi desde garoto. Depois, comecei a ter contato com a família, com o Dori, freqüentava a casa dele. A malícia e a sensualidade da Bossa Nova veio tudo de Caymmi. A gente olhava para ele e via a Bahia, mas ele tinha uma paixão pelo Rio. acho que ele era metade baiano e metade carioca."

Família
O cantor era casado há 68 anos com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos."É uma perda irreparável. Ele fazia parte da vida de todos nós de forma marcante. Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande”, disse a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi. Stella é autora do livro "O mar e o tempo", biografia do compositor lançada em 2001. "Ele ficou muito feliz com o livro, gostava de relembrar. Era um homem de memória", afirma.

Luto
Por meio de nota oficial divulgada neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter recebido com tristeza a notícia da morte do cantor. O Governo da Bahia decretou luto oficial de três dias. O prefeito do Rio, Cesar Maia, anunciou homenagem a Caymmi, que vai dar nome a uma rua no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio.

Nenhum comentário: