domingo, 4 de maio de 2008

Número de mortos por passagem de ciclone chega a 350 em Mianmar

Um novo balanço de vítimas divulgado neste domingo (4) pelas autoridades de Mianmar (antiga Birmânia) aponta para a morte de pelo menos 350 pessoas após a passagem do ciclone "Nagris" pelo sul do país, informou a agência de notícias France Presse.
O último número divulgado pelo governo militar era de 240 mortos. O número de vítimas pode subir bastante, já que as autoridades ainda estão contatando cidades distantes e vilarejos costeiros.
O governo militar da antiga Birmânia declarou estado de emergência depois que o ciclone alcançou ventos de até 190 km/h.
Os fortes ventos causaram o corte da provisão de energia elétrica e de telefone em todos os povoados do delta do rio Irrawaddy.
"Total zona de guerra", disse um diplomata baseado em Yangun em um e-mail enviado à agência de notícias Reuters em Bangcoc. "Árvores pelas ruas, postes de eletricidade tombados, hospitais destruídos, água potável escassa", afirmou
O estado de emergência em Yangun, Pegu, Irrawaddy e nos estados de Mon e Karen, foi declarado pelo general Thira Thura Tin, primeiro-secretário da Junta Militar.O "Nagris" causou a queda de alguns prédios do centro de Yangun e deixou Mianmar incomunicável com o exterior devido a avarias no sistema de telecomunicações.
Em Yangun, cidade de 5 milhões de habitantes, muitos telhados de edificações mais sólidas foram arrancados, numa indicação de que os danos devem ser graves nas favelas da periferia. Funcionários de entidades assistenciais estrangeiras, cujos movimentos são controlados pela junta militar no governo, não conseguiram chegar às áreas mais pobres para avaliar o impacto.
O estado de emergência foi declarado uma semana antes da realização, no dia 10 de maio, de um plebiscito para aprovar o texto constitucional redigido pelo regime militar sem contar com o apoio da oposição democrática.

Nenhum comentário: