sexta-feira, 2 de maio de 2008

Maringá ganha primeira unidade da Farmácia Popular

Será inaugurada nesta segunda-feira, a primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil, em Maringá. A solenidade terá início às 10h30. O evento terá a presença do diretor nacional de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano.
A Farmácia está localizada na Avenida Monteiro Lobato, 1.120, onde funcionava o Posto de Saúde de Vila Operária. O projeto permite vender medicamentos a preços até 90% abaixo dos praticados pelomercado.
Uma segunda unidade da Farmácia Popular do Brasil no município está sendo construída no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A Farmácia Popular do Brasil é um projeto do Ministério da Saúde, executado pela Fundação Osvaldo Cruz, responsável pelo repasse dos medicamentos adquiridos em laboratórios públicos e privados.
A lista de remédios é composta de 95 itens entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos, voltados especialmente para doenças mais comuns como hipertensão, diabetes e asma, entre outras.
A lista de produtos disponíveis nas farmácias populares está de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e leva em consideração as prioridades nacionais de Saúde, a segurança, eficácia terapêutica, qualidade e disponibilidade dos medicamentos.
A única exigência é a apresentação da receita médica ou odontológica. “Os medicamentos básicos, de uso contínuo em especial, estarão disponíveis”, explica o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Nenhum comentário: