quarta-feira, 7 de maio de 2008

Lesão muscular tira Vanderlei da Olimpíada de Pequim, em agosto

Herói olímpico nos Jogos de Atenas, quando conquistou a medalha de bronze mesmo após ser atacando pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan durante o percurso da maratona, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima não estará na Olimpíada de Pequim, em agosto.
Uma lesão muscular na coxa esquerda tirou de Vanderlei a chance de tentar competir na quarta Olimpíada de sua carreira. Aos 38 anos, ele tentaria melhorar o seu tempo no próximo domingo, durante a Maratona de Praga, na República Checa. Mas, pelo problema físico, foi obrigado a desistir da disputa, a sua última chance para ir aos Jogos de Pequim.
Vanderlei sofre, há seis semanas, com um quadro inflamatório no músculo adutor da coxa esquerda. Estava em tratamento e perdeu vários treinos. Na terça-feira, passou por uma avaliação decisiva e foi reprovado. "Ele melhorou, mas não a ponto de suportar uma maratona", explicou o técnico do atleta, Ricardo D?Angelo.
Assim, Vanderlei comunicou oficialmente nesta quarta-feira a sua desistência da Maratona de Praga e, conseqüentemente, da briga pela vaga olímpica. Afirmou estar profundamente triste com a situação. "Seu desejo de participar era enorme", revelou Ricardo D'Angelo.
Apesar de já ter o índice olímpico, Vanderlei tem o quarto melhor tempo entre os maratonistas brasileiros, sendo que são apenas três vagas para o Brasil nesta prova da Olimpíada - e a data limite é justamente no próximo domingo. Hoje, portanto, estão classificados Marílson Gomes dos Santos, José Teles de Sousa e Franck Caldeira.
"Não tem jeito, ele queria correr a Maratona de Turim (em 13 de abril), adiou para competir em Praga, mas agora não poderá", lamentou Sérgio Coutinho Nogueira, diretor de esportes do clube de atletismo BM&F, equipe que Vanderlei defende.
Futuro
Vanderlei completa 39 anos em agosto. E, diante dos problemas físicos, a aposentadoria está bastante próxima. O atleta competirá ao menos até o fim deste ano, em cumprimento a contratos de patrocínio. De acordo com Ricardo D?Angelo, o maratonista disputará prova em Berlim, no mês de setembro.
"Mas ele tem de tomar uma decisão agora, se encerra ou não a carreira", admitiu Sérgio Coutinho Nogueira. "Como atleta, foi excelente, e, como ser humano, é excepcional. Tem perfil para seguir trabalhando como dirigente."
O desempenho na Olimpíada de Atenas rendeu ganhos dentro e fora do esporte: fama e um bom dinheiro. Mas, desde então, Vanderlei teve dificuldades em conseguir bons resultados: passou por um jejum de mais de dois anos sem finalizar uma corrida - terminou a Maratona da Holanda, em quinto lugar (2h11m36), apenas em outubro de 2006.
A marca que poderia tê-lo colocado entre os classificados para os Jogos de Pequim veio em dezembro passado, quando terminou a Maratona de Milão em 7º lugar (2h12m53).

Nenhum comentário: