quarta-feira, 7 de maio de 2008

Lei proíbe capacetes em locais públicos e comércio

Agora é Lei. Motociclista que entrar em órgãos públicos ou estabelecimentos comerciais de Mandaguari (a 39 quilômetros de Maringá), sem tirar o capacete, poderá ter que se explicar à polícia. Uma lei municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Cylleneo Pessoa Pereira Júnior (PP) proíbe o uso de capacetes em qualquer tipo de ambiente no município. Até para andar a pé nas ruas será proibido o uso de capacete.
A nova Lei foi proposta pelo vereador Elídio Donizete Rodrigues (PDT) e aprovada por unanimidade e em caráter de urgência pela Câmara. "Foram os próprios comerciantes que pediram que criássemos meios para dificultar a ação de marginais na cidade. Entrar em lojas usando capacete para fazer assaltos tem se tornado comum e fica difícil para a polícia localizar os marginais, pois é impossível indentificá-los, mesmo que tenham sido filmados por câmeras de segurança", argumenta o vereador.
Outros vereadores apoiaram a idéia e citaram que a maioria dos assaltos à mão-armada, feitos no comércio de Mandaguari, foi praticada por pessoas protegidas por capacete. Esse tipo de crime, segundo eles, está se tornando comum em todo o Brasil, a ponto de as pessoas se assustarem quando estão em algum ambiente e alguém entra de capacete. Pode ser apenas um entregador, mas é facilmente confundido com um assaltante.
"Todos os motociclistas são olhados com desconfiança quando não retiram o capacete. As pessoas estão assustadas", comenta Donizete. Com a proibição, qualquer pessoa que entre em uma loja, banco ou órgão público poderá ser identificada visualmente e não causará receio nos funcionários.Com a lei sancionada, caberá agora aos comerciantes e diretores de órgãos públicos fazer com que ela seja de conhecimento de toda a comunidade.
Deverão ser elaborados adesivos e cartazes para serem expostos nas lojas, alertando da proibição do capacete, além de divulgação por meio da imprensa. Com a cidade conscientizada, se algum motociclista se negar a tirar o capacete para entrar em qualquer ambiente, proprietários e funcionários poderão acionar a polícia.
O autor do projeto comentou ontem que a motocicleta é um veículo cada vez mais presente nas ruas de Mandaguari. Além das pessoas que a utilizam como meio de transporte para ir ao trabalho, escola ou passeio, há uma grande massa que a tem como instrumento de trabalho, como os mototaxistas, motoboys, cobradores e entregadores. "De capacete, todos podem ser facilmente confundidos com bandidos."

Nenhum comentário: