domingo, 4 de maio de 2008

Hillary diz que não se arrepende de ameaçar Irã

A pré-candidata democrata Hillary Clinton disse que não se arrepende de sua promessa de "apagar o Irã do mapa" caso o país islâmico lance um ataque nuclear contra Israel, levando seu rival Barack Obama a acusá-la de agir ao estilo do atual presidente, George W. Bush.
Perguntada pela rede americana ABC News sobre se se arrependia de ter ameaçado o Irã em abril, a senadora por Nova York respondeu: "por quê me arrependeria? Se você me perguntasse sobre o que eu faria se o Irã atacasse nosso aliado, um país com o qual nós mantemos excelentes relações, você sabe, com quem temos uma conexão e sentimentos".
"Acho que devemos ser muito claros em relação ao que faríamos", afirmou Hillary. "Certamente quero que (os iranianos) saibam muito bem que enfrentariam um custo tremendo se fizessem uma coisa dessas", concluiu a ex-primeira-dama.
No entanto, Hillary destacou que sua prioridade como presidente seria impedir que o Irã desenvolvesse armas nucleares.
Momentos antes, na rede NBC, Obama reagia aos comentários de Hillary sobre o Irã, comparando-a a Bush.
"Não é a linguagem que precisamos agora, e acredito que sua linguagem reflita o presidente George Bush," disse Obama. "Israel é nosso aliado, é o aliado mais importante que temos na região. E não há dúvida de que agiríamos de maneira enérgica e apropriada contra qualquer ataque nuclear ou de outro tipo contra os israelenses", afirmou o senador por Illinois.
"Mas é importante que utilizemos uma linguagem que mande um sinal à comunidade mundial de que estamos nos desligando dessa espécie de diplomacia de vaqueiro, falta de diplomacia, que vimos com George Bush", acrescentou.

Nenhum comentário: