sexta-feira, 2 de maio de 2008

Defesa Civil alerta para chuva forte em 4 Estados

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. Nesta tarde, áreas de instabilidade permanecem sobre São Paulo, provocando pancadas de chuva. Em alguns momentos, há risco de chuvas fortes isoladas, descargas elétricas e de rajadas de vento de 50 a 70 km/h, especialmente no centro-leste paulista.
Entre hoje e o domingo, áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria provocam pancadas de chuva no Rio de Janeiro e em Minas Gerais (Zona da Mata e Triângulo Mineiro). Há risco de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 km/h), especialmente entre o final desta tarde e amanhã.
O tempo permanece instável na região Norte do País. De hoje até domingo, as áreas de instabilidade tropicais continuam provocando pancadas de chuva no Amazonas. O temporal pode ser de forte intensidade e acompanhado de descargas elétricas.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil alerta a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, recomenda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.
O alerta preventivo emitido para o Estado do Amazonas foi baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos tiveram como base as informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec).

Nenhum comentário: