terça-feira, 6 de maio de 2008

Coritiba fica com o título no campo do rival


O Coritiba comemorou o título paranaense no campo do inimigo. A derrota por 2 a 1 para o Atlético na Arena da Baixada, neste domingo, não foi suficiente para tirar o troféu dos alviverdes, que haviam vencido por 2 a 0 na partida de ida, no Couto Pereira.
Henrique Dias, autor do gol que garantiu a conquista da Série B do Brasileirão em 2007, foi mais uma vez o responsável pelo título, o 33º estadual da história do clube. O Coxa não ganhava o campeonato desde 2004 e não teve uma comemoração completa no gramado, pois o Atlético impediu o acesso de troféu, medalhas e pódio.
Atlético e Coritiba começaram a partida como se os papéis de ambos estivessem pré-estabelecidos. Ao time da casa, cabia atacar desde o início e aproveitar a força da torcida, que lotou a Arena da Baixada. Já o visitante sabia que teria de agüentar a pressão do adversário e apostar nos contra-ataques.O Coxa se fechava com competência na defesa e ainda obrigou o goleiro Vinicius a fazer uma boa defesa, em chute de longe de Leo Medeiros. Até que Netinho abriu o placar aos 13 minutos para o Atlético, em uma cobrança de falta na lateral da área, surpreendendo Edson Bastos, que esperava o cruzamento.
Foi o sinal para a torcida na Arena incendiar a partida. O segundo gol quase saiu aos 18 minutos, mas Edson Bastos fez ótima defesa em cabeçada de Pedro Oldoni, se redimindo do lance do gol.
Mesmo sem criar muitas chances de perigo, o Atlético dominou a primeira etapa, marcando em cima Pedro Ken e deixando Keirrison e Thiago Silvy isolados na frente. Nei se destacava pela ala direita e Oldoni no ataque, tanto criando chances como concluindo. No meio-campo, Valencia seguiu de perto Carlinhos Paraíba, muitas vezes apelando para faltas. Levou um tardio cartão amarelo aos 37 minutos.
Na saída para o intervalo, Netinho falou sobre o gol de falta:
- Vi que o Edson já estava saindo para cortar o cruzamento. Eu sempre estudo os goleiros adversários para saber o que fazer na partida.O meia Careca foi para o intervalo avisando que o Coritiba precisava se impor, pois não suportaria mais 45 minutos de pressão. E o técnico Dorival Júnior garantiu que o time não ficaria preso na defesa. No entanto, o início do segundo tempo foi igual ao primeiro, com o Atlético indo ao ataque. E logo conseguiu fazer 2 a 0. Nei deu passe para Marcelo Ramos, que ficou cara a cara com Edson Batos e marcou.
Preocupado com a postura do time, Dorival Júnior pôs Marlos no lugar de Careca. Mas quem mudou a história da partida foi outro jogador que saíra do banco de reservas. Henrique Dias aproveitou a indecisão de Vinicius, após um chutão para a frente do meio-campo, e cabeceou para a rede, aos 19 minutos.
O Coritiba poderia ter empatado o jogo aos 24 minutos, quando Vinicius deu drible da vaca em Antônio Carlos e chutou para o gol em vez de passar a bola para Keirrison. Vinicius fez outra exclente defesa.
Ney Franco fez três substituições no Atlético, escalando Rogerinho, Piauí e Pimba. Porém, o time perdeu o ímpeto que demonstrara até sofrer o gol, deixando a partida equilibrada. Henrique Dias poderia ter marcado mais um, mas chutou cruzado, rente à trave de Vinicius, aos 37 minutos.
O Coxa procurou administrar o resto da partida e esperou o apito final do árbitro para comemorar o título do Campeonato Paranaense em cima do rival.

Nenhum comentário: