sábado, 10 de maio de 2008

Gêmeas siamesas são separadas em Belo Horizonte

A equipe médica da Santa Casa de Belo Horizonte conseguiu, com sucesso, separar as gêmeas siamesas Ana Clara e Ana Flávia, de sete meses. A cirurgia durou cinco horas e meia.
As gêmeas xifópagas nasceram unidas pelo abdômen no dia 24 de setembro no ano passado em uma cidade do sul de Minas e estão internadas na Santa Casa desde o dia 9 de novembro. O nome da cidade não foi divulgado a pedido da família.
De acordo com o médico chefe da equipe, Manoel Firmato, as meninas dividiam o mesmo fígado. Elas passam bem e agora vão ficar internadas no Centro de Tratamento Intensivo Pós-cirúrgico do hospital.
O procedimento contou com 10 cirurgiões pediátricos, quatro anestesistas, além de vários enfermeiros, técnicos de raio X e de laboratório. Também participaram os 25 profissionais do centro cirúrgico.
A Santa Casa de Belo Horizonte é referência nesee tipo de anomalia, e até hoje já recebeu 25 casos, incluídos os das gêmeas Ana Clara e Ana Flávia, separadas hoje.
A cirurgia das irmãs foi a sétima realizada na instituição pela equipe chefiada pelo médico Manoel Firmato. Outros 18 pares não puderam ser separados por terem o mesmo coração. Nenhum deles sobreviveu, porque, segundo Firmato, essa anomalia é "incompatível com a vida".
Dos outros seis pares de gêmeos que foram separados, dois pares morreram após a operação, um deles (duas meninas) há 15 dias.
Os outros quatro pares passaram a ter uma vida normal, incluindo as irmãs Vitória e Mariana, de dois anos. No dia 21 de dezembro do ano passado, elas deixaram a Santa Casa, onde estavam internadas desde o segundo dia de vida.
As meninas nasceram ligadas pelo osso xifóide, abdômen e bacia e foram separadas em abril de 2007 pela mesma equipe de cirurgia pediátrica, chefiada por Firmato.

Nenhum comentário: