quinta-feira, 8 de maio de 2008

‘Decepcionada’ com Mianmar, ONU diz que ciclone afetou 1,5 milhão de pessoas


As Nações Unidas estão “decepcionadas” com o comportamento do governo de Mianmar. O sub-secretário da ONU para assuntos humanitários, John Holmes, disse que 1,5 milhão de pessoas foram “gravemente afetadas” pelo ciclone, que arrasou com o sul do país. “Me sinto decepcionado com o progresso que obtivemos até agora. Alguma coisa avançou, mas não o suficiente depois do que aconteceu”, disse Holmes.
A Junta Militar, que governa Mianmar há 20 anos, autorizou a entrada aos poucos de alimentos, bebidas e medicamentos, mas está limitando o número de vistos para serviços de emergência colaborarem com as vítimas.
"A ONU fez um pedido coletivo e apresentou às autoridades (de Mianmar) uma lista de uma centena de especialistas necessários para enfrentar a situação", disse à imprensa Pierrette Vu Thi, subdiretora dos programas de emergência do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Vítimas
O ciclone Nargis matou cerca de 80 mil pessoas em sua passagem pela localidade de Labutta, sudoeste de Mianmar, disse uma autoridade militar nesta quinta-feira (8) à agência de notícias "France Presse" (veja mais imagens no vídeo acima). Na quarta-feira (7), autoridades norte-americanas disseram que pode haver mais de 100 mil mortos.
A TV Mianmar, fonte oficial de notícias sobre danos e vítimas, não atualizou os dados de terça-feira, que davam conta de 22.464 mortos e 41.054 desaparecidos. O Nargis foi o ciclone mais devastador na Ásia desde 1991, quando uma tempestade matou 143 mil pessoas em Bangladesh.

Nenhum comentário: