terça-feira, 28 de outubro de 2008

Após 32 horas, bombeiros resgatam operário preso em cisterna

Após 32 horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o operário José Francisco da Silva, de 63 anos, que estava preso em uma cisterna, em Igarapé (MG). Ele foi retirado em uma maca e envolvido em cobertor térmico. Silva foi encaminhado a um hospital de Belo Horizonte.O operário estava preso desde a manhã de segunda-feira (27). Ele permaneceu consciente e seu estado de saúde era considerado bom. Durante a tarde desta terça-feira (28), ele reclamava de dores.O acidente aconteceu quando manilhas, ferragens e pedras caíram sobre o operário. Segundo bombeiros, ele trabalhava na correção de um poço que havia sido perfurado por outra pessoa e não usava equipamentos de segurança. Parte do corpo dele ficou presa por uma pedra.A filha do operário, a dona-de-casa Denise da Silva, de 30 anos, disse que conversou com o pai após a retirada dele da cisterna, mas ele não respondeu. "Ele só olhou para mim, mas não conseguiu falar comigo".Ela informou que vai seguir com os outros sete irmãos até o hospital em Belo Horizonte. "Minha mãe [Maria do Carmo Soares da Silva] conseguiu falar com meu pai e disse para ele que deu tudo certo e para ficar tranqüilo".

Trinta e cinco bombeiros participaram do resgate. Eles se revezaram para descer até o fundo do poço, onde quebraram a rocha com um martelo elétrico. Balões de oxigênio foram usados para melhorar a qualidade do ar dentro do reservatório.

Desativação

O contabilista Antonio Fernandes Pinto da Rocha, 60 anos, dono do sítio onde ocorreu o acidente, disse que a cisterna deve ser fechada. "Mesmo tendo a necessidade de usar o reservatório de água, não pretendo manter em atividade o equipamento. Desativarei assim que for possível", afirmou o contabilista.Rocha disse que deve esperar a avaliação dos bombeiros sobre o local. "Só preciso esperar que o abastecimento de água na região seja regular e eu não tenha que usar mais o reservatório."

Nenhum comentário: