sexta-feira, 27 de junho de 2008

Celulares analógicos serão desabilitados a partir de 1º de julho

As operadoras de telefonia celular desabilitarão a partir desta terça-feira (1º) os aparelhos que funcionam pelo sistema analógico no país, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).De acordo com a Anatel, quem tem celular analógico (linha habilitada) deve procurar sua operadora para fazer a troca. As empresas são obrigadas a substituir, gratuitamente, esses telefones por aparelhos celulares digitais. Em maio, o Brasil contava com 11.837 (0,01%) linhas analógicas. No geral, são mais de 130 milhões de aparelhos - em maio, o país somava 130.558.360 assinantes de telefonia celular, sendo 105.682.722 (80,95%) pré-pagos e 24.875.638 (19,05%) pós-pagos.No caso do sistema digital, segundo a Anatel, a tecnologia GSM é líder do mercado, com 109.483.087 linhas habilitadas (83,86%) em maio. Depois, aparecem a tecnologia CDMA, com 17.427.560 (13,35%), e a TDMA, com 3.635.876 (2,78%).
Regras
Desde 13 de fevereiro, as empresas de telefonia celular têm 24 horas para cancelar a linha a partir do pedido do consumidor. Além disso, a cobrança de chamadas antigas, feitas há mais de dois meses, deve ocorrer somente após negociação com usuário.As operadoras também são obrigadas a oferecer créditos pré-pagos com validade de até 180 dias. Antes, elas ofereciam, no máximo, 90 dias. Além disso, as empresas têm de revalidar os créditos antigos toda vez em que o celular for recarregado. As regras foram alteradas devido ao grande número de reclamações de clientes contra as operadoras. A telefonia móvel foi a campeã de reclamações na Anatel, com mais de 360 mil queixas registradas no ano passado.Segundo a assessoria da Anatel, em maio a agência recebeu 44.927 reclamações, sendo 12.886 relativas a cobranças, 9.106 sobre atendimento, 3.824 sobre promoções, 3.028 sobre serviços adicionais e 3.187 sobre desbloqueio.Os números de maio foram um pouco menores do que os registrados em abril, quando a Anatel recebeu 46.004 reclamações - 12.025 (cobranças), 8.823 (atendimento), 3.710 (desbloqueio), 3.424 (serviços adicionais) e 3.275 (promoções).

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