quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Arruda passará noite preso; decisão sobre liberdade sai na 6ª

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), deverá passar a noite na cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o habeas-corpus apresentado pela defesa do governador sairá apenas na sexta-feira, segundo informação da assessoria de imprensa do Supremo.

Arruda se entregou à Polícia Federal no final da tarde de hoje, depois que a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou sua prisão preventiva. Arruda é suspeito de envolvimento em um suposto esquema de pagamento de propina.

O advogado Nélio Machado, que representa o governador, considerou a prisão "abusiva, ilegal e desnecessária". A defesa afirma ainda que a decisão do STJ é "inusitada, porque a Constituição garante o direito de defesa"."Foi surpreendente", disse Machado, sobre a decisão.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ingressou no STF nesta quinta-feira com um pedido de intervenção federal. Segundo ele, há "uma verdadeira organização criminosa acastelada no governo da capital da República, com indícios fortíssimos de um esquema criminoso de apropriação e desvio de recursos públicos". O problema atingiria também o Legislativo, na opinião de Gurgel. "Temos uma Câmara dos Deputados em que grande parte dos parlamentares está envolvida nesse mesmo esquema".

A Corte Especial do STJ referendou, por 12 votos a 2, o pedido do ministro Fernando Gonçalves, responsável pelo inquérito que apura as investigações sobre o suposto esquema de pagamento de propina. Votaram a favor da prisão preventiva, além do relator, os ministros Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Luiz Fux, João Otávio Noronha, Napoleão Maia, Massami Uyeda, Luis Felipe Salomão, Felix Fischer, Jorge Mussi, Castro Meira. Os votos contrários vieram dos ministros Nilson Naves e Teori Zavascki. O presidente da Corte, ministro Cesar Asfor Rocha, não votou, porque não houve empate.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Escócia testa ônibus anfíbio



'Anfibus', feito na Holanda, pode andar na água e em terra.

Ele vai substituir serviço de barcas próximo a Glasgow.

O 'anfibus', construído na Holanda, pode trafegar por água ou por terra, e deve substituir o atual serviço de barcas que liga as comunidades da região. (Foto: AFP)

Mais uma morte no trânsito.

O violento trânsito de Maringá registrou mais uma morte no dia de ontem (08/02). Trata-se do pioneiro José Grava, 82 anos, que sofreu um acidente durante a manhã no cruzamento das avenidas Tuiuti com Sophia Rasgulaef após seu fusca colidir com com outro veículo e na sequência bater numa árvore. seu José foi levado com vida pelo Siate ao hospital metropolitano de Sarandi, onde faleceu por volta das 17 horas.

Celso Martini.

O ex-prefeito de Marialva João Celso Martini tem usado sua experiência para ajudar o seu irmão e prefeito de Sarandi Milton Martini a enfrentar os problemas que vem sofrendo como administrador da cidade. Muitos " puxa sacos" que na campanha juraram "amor eterno" mudaram de lado e estão apoiando o vice Carlos de Paula, que abertamente faz acordos para assumir o cargo de prefeito. o fato tem causado transtornos a equipe do atual prefeito que vem se renovando, uma vez que a maioria dos cargos de confiança, num primeiro instante foram acupados por pessoas carregadas de interresses particulares.
Muitos amigos do Milton foram deixados de lado e vários sanguessugas se aproveitaram. O preço está sendo alto, más nem tudo está perdido, com a experiência do Celso muita coisa está mudando.

Dupla tentativa de homicídio.

O fato aconteceu por voltas das 23 horas na rua Néo Martins, quase esquina com a Parigot de Souza. Segundo informações, um homem de cabelos grisálhos, num vectra abordou dois rapazes e uma moça a tiros de pistola ponto quarenta. Roni Alex Lopes, 22 anos levou um tiro na virilha que atingiu a artéria femural, provocando hemorragia, seu estado é grave com risco de morte. O outro ferdido foi Juliano Lima Teixeira,26 anos, que levou um tiro no braço, foi até o hospital São Marcos onde recebeu os primeiros socorros e em seguida foi transportado até o HU, sem risco de morte.
O caso pode ser passional, uma vez que a mulher foi levada pelo atirador. A pistola ponto quarenta é uma arma de uso restrito da polícia militar.