quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Apple apresenta nova tecnologia amanhã, em São Francisco


Tudo indica que 'tablet PC' será o aparelho!

A empresa norte-americana Apple lança amanhã em S. Francisco um "grande produto" que deverá ser o novo computador em formato"tablet", uma espécie de iPhone "gigante", segundo foi divulgado pela imprensa, apesar do sigilo da empresa sobre o assunto.

Encontrados sinais de amputação cirúrgica com 6900 anos


Os primeiros agricultores europeus eram capazes de atos cirúrgicos sofisticados.

Arqueólogos franceses encontraram vestígios de uma amputação cirúrgica com 6900 anos. O esqueleto de um homem com um braço amputado por um bisturi de sílex foi encontrado em Buthiers-Boulancourt, a 40 quilómetros a sul de Paris.

Para a equipa de investigadores que publicou agora o seu estudo sobre o achado, na revista«Antiquity», esta descoberta abre várias pistas para se perceber melhor a época neolítica, quando a sociedade de caçadores-recolectores foi substituída pela sociedade sedentária e agrícola.
FONTE: CIÊNCIA HOJE.

Italianos pretendem exumar corpo de Da Vinci


Investigadores querem prova de que Mona Lisa
é auto-retrato do artista.

A teoria já ganhou força e agora investigadores italianos querem mesmo exumar o corpo de Leonardo Da Vinci para reconstruir o rosto do artista e confrontar a possibilidade de o famoso quadro Mona Lisa ser o seu auto-retrato, segundo informou a BBC.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Zina do Pânico é preso novamente

Marcos da Silva Herédia, de 27 anos, o Zina do programa "Pânico na TV", da Rede TV!, foi preso novamente no início da tarde deste sábado, na região do Jaraguá, zona norte de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, ele teria disparado tiros para o alto em uma mata nas imediações da rua Capela da Lagoa.

Testemunhas fizeram uma denúncia anônima avisando que um homem, possivelmente o integrante do programa humorístico, estava efetuando os disparos. Em um patrulhamento, policiais da 2ª Companhia do 18º Batalhão da PM encontraram Zina, por volta do meio-dia. Ele portava um revólver calibre 38. A arma seria fria e teria a numeração raspada.

Conforme os PMs, Zina não ofereceu resistência à prisão. Ele foi encaminhado ao 72º Distrito Policial (Vila Penteado).

*O integrante do Pânico já havia sido preso em 28 de outubro do ano passado, com um pino de cocaína, na rua Capela da Lagoa. Na ocasião, foi registrado um termo circunstanciado na delegacia, já que a quantidade de droga apreendida o classificava como usuário.

"Não conseguia entrar no palco sem ter feito sexo", diz Julio Iglesias


O cantor espanhol Julio Iglesias revelou alguns de seus segredos mais íntimos durante um show no balneário uruguaio de Punta del Este e suas confissões sexuais ganharam destaque nas páginas dos jornais.

"A primeira vez que vim a Punta del Este tinha 24 anos e fazia amor três vezes por dia", contou o artista na abertura sul-americana da turnê "Starry Night World Tour", que comemora seus 40 anos de carreira.

"Eu tinha uma superstição, uma mania, que era o seguinte: eu não conseguia entrar no palco para cantar se não tivesse feito amor. Na época eu era como um coelho: pimba, pimba, pimba, pimba, pimba, e ia cantar", declarou ainda o cantor de 66 anos e pai de oito filhos.

"Só que, quando estava no palco, teria terminar o show rápido porque sabia que havia uma mulher nua me esperando no camarim", acrescentou.

"Mas hoje, se eu fizer amor antes do espetáculo, acabo tendo que cancelar o show", admitiu, no entanto.

Garça confunde jacaré com tronco e quase vira lanche do réptil


Uma garça branca pequena foi flagrada em cima das costas de um jacaré em Orlando, no estado da Flórida (EUA). Provavelmente, a ave confundiu a ‘máquina assassina’ com um tronco flutuante, um disfarce que o réptil usa como armadilha. A garça, porém, escapou de virar comida do jacaré, já que o réptil só percebeu a ave atrevida quando ela voou. (Foto: Barry Bland/Barcroft Media/Getty Images)

Australiano flagra sapo devorando cobra







O australiano Ian Hamilton fotografou um sapo devorando uma cobra no último domingo em Mackay (Austrália). Segundo Hamilton, seu neto Brendan Healy, de 18 anos, foi quem viu primeiro a cena inusitada, de acordo com reportagem do jornal 'Cairns Post'. (Foto: Reprodução/Cairns Post)

Com 90 anos de união, casal turco vira símbolo do amor eterno


Eles têm 112 e 110 anos de idade, estão casados há 90, viram juntos a queda do Império Otomano, acompanharam o surgimento de novos países e sonham em continuar unidos até que a morte os separe.

A história do casal centenário formado por Abdullah e Elif virou símbolo de amor eterno na Turquia.

Abdullah Adiguzel, nascido em 1898, e sua mulher, Elif, nascida em 1900, se apaixonaram quando jovens e asseguram que nunca tiveram problemas no casamento em todo este tempo de convivência.

"Nos queremos muito. Nunca tivemos problemas em 90 anos. Só temos um último desejo: morrermos juntos. Porque se um de nós morrer, o outro sentirá que perdeu sua outra metade", explicou Elif à agência turcaAnadolu.

O filho mais jovem do casal, Ismail, 60 anos, que ainda mora com eles, afirma que os pais são um "exemplo de amor" e de "casamento perfeito", não só para a família mas para todos que os conhecem.

"Sempre foram fiéis. Nunca vi fazerem mal um ao outro. Frequentemente dizem que, se um deles morre, o outro lhe seguirá" explica o filho.

Elif, muito mais faladora do que seu marido, afirma que se "casaram por amor". Um amor que tem reflexos de continuar por muito tempo ainda. "Meu marido não ouve bem já faz alguns anos, mas este é o único problema de saúde que tem. Em meus 110 anos de vida, a única cirurgia que fiz foi de cataratas", explicou Elif.

A mulher deu à luz dez filhos, dos que sete ainda estão vivos. A família continua aumentando e soma 113 membros entre netos e bisnetos e, cada ano, em algumas ocasiões especiais e durante as festas religiosas, todos se juntam no pequeno povoado de Yazibasi, na província oriental de Malatya, onde vivem Elif e Abdullah.

O homem completará 113 anos no mês que vem e conserva vivas lembranças de tempos muito antigos. Tanto ele como sua mulher nasceram quando seu país era ainda Império Otomano e juntos viveram a queda dos sultões, a fundação da moderna República da Turquia e várias guerras.

Por exemplo, Abdullah se recorda perfeitamente da Primeira Guerra Mundial e de como, anos depois, em 1920, fez o serviço militar em Dardanelos, e teve de cavar novas trincheiras onde ainda permanecia viva a destruição de uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial.

"Estou muito feliz com minha mulher. Ambos nos apoiamos em tudo ao longo de nossas vidas", conta.

O simpático casal acha que o segredo de sua longa vida está na alimentação natural e saudável que sempre tiveram.

"Comemos coisas do povo. Antes, tudo tinha seu próprio sabor. Mas nos últimos anos já não encontro esses velhos sabores. Deixei de comer verduras porque cheiram a remédios. Acho até que o pão que fazemos em casa não é igual ao de antes", explica Elif.

Provavelmente há um grande amor no casal de Yazibasi, mas também é certo que, nos povos da Anatólia rural, os casamentos duram até a morte de um, como demonstra um dos refrães dessa geografia: "Entrarás à casa de teu marido com um vestido branco de noiva, mas só sairás envolvida em uma branca mortalha".

No entanto, a história de Elif e Abdullah, talvez lhe cole mais o desejo que se formula aos casais nas bodas tradicionais da Anatólia: "Bir yastikta kocayin", o que significa: "Envelhecei com vossas cabeças sobre um só travesseiro".

Programa de Hebe deixa de ser exibido no SBT


De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, os quatro programas gravados por Hebe Camargo em dezembro, com os melhores momentos de 2009, não serão exibidos em janeiro e em fevereiro, período em que a apresentadora realiza seu tratamento de quimioterapia contra o câncer no peritônio. No lugar da atração, o SBT tem exibido o seriado 11th Hour - O Último Recurso, cuja primeira temporada possui 13 episódios.

Hebe deveria voltar a gravar seu programa no dia 1º de fevereiro, mas seu diretor, Ariel Jacobowitz, afirmou que a emissora aguardará a reação dela à quimioterapia para definir a data de seu retorno. Já a assessoria do SBT disse não ter esta informação.

FONTE : TERRA ONLINE


Johnson & Johnson faz segundo recall de Tylenol em um mês

A Johnson & Johnson fez recall de diversos medicamentos --dentre eles, o Tylenol-- na sexta-feira (15) nos Estados Unidos, pela segunda vez em menos de um mês, devido a um cheiro de mofo que fez usuários ficarem doentes.

Segundo a companhia, o recall inclui cerca de 500 lotes. A Johnson & Johnson no Brasil afirmou na noite de ontem que nenhum dos lotes marcados no recall chegou ao país.

O recall inclui lotes regulares e extras de Tylenol, Tylenol infantil, Tylenol de oito horas, Tylenol para artrite, Tylenol PM, Motrin para crianças, Motrin IB, Benadryl Rolaids, Simply Sleep e a aspirina St. Joseph. Lotes de produtos vendidos nas Américas do Norte, Central e do Sul, nos Emirados Árabes Unidos e nas Ilhas Fiji também foram inclusos no recall. Entretanto, países das Américas não foram especificados pela empresa.

Em novembro, a empresa chamou para recall o Tylenol Artrite em pílulas em novembro devido ao cheiro --que causou náuseas, dor de estômago, vômito e diarreia. Há três semanas, a empresa estendeu o recall para o Tylenol Artrite em cápsula. Cerca de 70 pessoas notaram ou ficaram enjoadas devido ao odor.

A forma como a empresa lidou com a recall irritou o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador federal dos EUA --eles julgaram que a empresa não agiu de modo rápido o suficiente. O FDA disse que sabia do problema desde o início de 2008, mas que houve apenas uma investigação limitada sobre o assunto.

"A empresa deveria ter agido mais rápido", declarou Deborah Autor, diretora do centro de avaliação e pesquisa da FDA. "Quando alguma coisa cheira mal, literal ou figurativamente, as empresas devem investigar de forma agressiva e tomar todas as medidas necessárias para resolver o problema", acrescentou.

O FDA enviou uma carta de advertência à companhia, por violação das normas de fabricação e pela falta de informação e investigação do problema de uma forma adequada. A Johnson & Johnson tem 15 dias para responder. O FDA diz que quer uma explicação de por que o problema não foi tornado público mais cedo.

FONTE : FOLHAONLINE

Estudo vê risco de epidemia de HIV resistente a medicamentos

O aumento da circulação de variantes do HIV resistentes ao tratamento com antirretrovirais nos EUA pode provocar uma epidemia desse tipo de "supervírus" com início nos países desenvolvidos.

O alerta é de um estudo publicado na edição desta sexta-feira (15) na revista "Science", que analisou a dinâmica de transmissão do vírus em San Francisco, na Califórnia.

Nos últimos 20 anos, a presença do vírus resistente cresceu de forma significativa na cidade, assim como na maioria dos países ricos, onde o tratamento com antirretrovirais é comum.

Como os soropositivos podem transmiti-lo para mais de uma pessoa, os pesquisadores afirmam que a ameaça de epidemia nesses países é real.

Simulação

Para mapear a evolução do HIV em São Francisco, os cientistas criaram um modelo matemático com os dados das infecções nas últimas duas décadas.

A simulação considerou a transmissão dos três tipos de HIV resistentes aos principais antirretrovirais do mercado. A partir dessas informações identificaram os fatores do tratamento que levaram à resistência aos medicamentos.

O modelo mostrou que muitos dos HIV resistentes, que têm evoluído nos últimos dez anos, são transmitidos de uma pessoa para outra mais facilmente do que se acreditava. Essa nova dinâmica, dizem os cientistas, tem potencial para provocar uma nova onda de resistência aos medicamentos.

Migração viral

Uma das maiores preocupações dos cientistas agora é a disseminação do vírus resistente aos tratamentos nos países pobres.

A chegada desse tipo HIV a locais onde o acesso aos medicamentos é difícil e as políticas de saúde pública são limitadas pode anular os recentes avanços conquistados em áreas mais atingidas pelo HIV, como a África do Sul.

Por enquanto, não há dados sobre a presença do vírus resistente nos países mais pobres. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o principal empecilho é a falta de informações confiáveis sobre saúde pública nessas nações.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Homicídio em Maringá.

Mais um homicídio foi registrado esta semana em Maringá. O fato aconteceu por volta das 15 horas na rua Pedro Gabriel dos Santos no Jardim Copacabana. Segundo informações, a vítima Rodrigo José dos Santos, 22 anos, conhecido como "Diguinho" estava consumindo droga numa residência em construção, quando um elemento armado passou de bicicleta e efetuou vários disparos em sua direção, sendo que cinco o atingiram na cabeça, tórax e braços. O rapaz foi atendido pelo Siate e pelo médico intervencionista do Samu, que constatou sua morte.
Este é o segundo homicídio comprovado no ano em Maringá, já que o andarilho encontrado morto no estacionamento de um supermercado pode ser morte natural, más a hipótese de homicídio não está descartada.



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Polícial Militar é vítima de racismo.

O Soldado Pardin, há 20 anos na Polícia Militar, foi presta apoio a uma viatura de trânsito que atendia uma ocorrência onde a condutora de um veículo estava praticando direção perigosa. Após chegar no local ele passou a sofrer discriminação racial por parte da condutora que lhe proferiu várias ofensas. Uma moradora do local presenciou o fato e indignada se ofereceu para testemunhar. A acusada foi encaminhada para a nona SDP, onde foi autuada em flagrante por embriagues ao volante, comprovada pelo teste do bafômetro e vai responder processo pelo crime de discriminação racial, podendo pegar uma pena de 6 meses a cinco anos de prisão, caso o judiciário assim interprete.
A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito a pena de prisão, inafiançável e imprescritível. Mas a legislação brasileira já definia, desde 1951 com a Lei Afonso Arinos (lei. 1.390/51), os primeiros conceitos de racismo, apesar de não classificar como crime e sim como contravenção penal (ato delituoso de menor gravidade que o crime). Os agitados tempos da Regência, na década de 1830, assinalam o anti-racismo no seu nascedouro quando uma primeira geração de brasileiros negros ilustrados dedicou-se a denunciar o "preconceito de cor" em jornais específicos de luta (a "imprensa mulata"), repudiando o reconhecimento público das "raças" e reivindicando a concretização dos direitos de cidadania já contemplados pela Constituição de 1824.

Tentativa de homicídio em Sarandi.

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio por voltas das 23 horas de terça feira na av. Londrina em Sarandi. Ele estava caminhando quando dois elementos armados com um revólver calibre 22 efetuaram um disparo que atingiu sua coxa esquerda. Ele foi até o pronto socorro municipal, más como a bala estava alojada por volta de uma da manhã ele foi transferido para o Hospital Metropolitano. A Polícia acredita em acerto de contas uma vez que a vítima tem passagem pela delegacia de Sarandi por tráfico de drogas. Outras hipóteses também estão sendo analisadas.

Primeiro homicídio de 2010 em Maringá.

O fato aconteceu por voltas das 17 horas no conjunto Santa Felicidade, quando Cláudio Osmar Mathias, 30 anos, foi abordado por um elemento de moto que após discussão efetuou vários disparos em sua direção, "Nego Sujinho", como é conhecido na localidade, correu até uma casa na rua José Fernandes, onde caiu e seu algoz terminou o serviço com mais disparos que atingiram sua cabeça. Cláudio Osmar cumpria pena na Colônia Penal Agrícola de Piraquara, de onde saiu beneficiado pelo indulto de natal , com retorno programado para o dia 31.12. A vítima era viciada em crack e o crime pode estar relacionado com o tráfico de drogas.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Venda de carros sobe em dezembro e fecha 2009 com recorde

As vendas de veículos no Brasil aumentaram em dezembro, encerrando 2009 com novo recorde, e o setor estima mais um forte crescimento para este ano, de quase dois dígitos. As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no País cresceram 16,41% em dezembro sobre novembro, para 293.030 unidades, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No acumulado de 2009, as vendas somaram 3,14 milhões de unidades, avanço de 11,35% sobre 2008, atingindo patamar recorde. Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a Fenabrave estima em 2010 um aumento nas vendas de 9,73%, para 3,3 milhões de unidades.

A entidade divulgou ainda que as vendas de dezembro também subiram na comparação o mesmo mês de 2008, mas em um percentual bem mais acentuado, de 50,6%, por conta da fraca base de comparação.

O final de 2008 para o setor foi marcado por forte retração na demanda provocada pelos efeitos da crise financeira internacional no País.

2009
Em 2009 como um todo, as vendas de automóveis somaram 2,48 milhões, crescimento de 12,93% ante o ano anterior. As vendas de comerciais leves totalizaram 530 mil, alta de 11,4%. Já as vendas de caminhões caíram 11,5% em 2009, para 109.146 unidades, e as de ônibus recuaram 14,2%, para 22.598 unidades.

As vendas de motos no ano passado foram de 1,6 milhão de unidades, uma queda de 16,42% sobre 2008. Em dezembro, elas somaram 157.978 unidades, alta de 19,19% sobre novembro e de 10,18% ante igual mês de 2008.

Em 2009, a Fiat liderou o setor, vendendo 736.961 unidades de automóveis e comerciais leves e obtendo 24,49% de participação no mercado brasileiro. Em seguida ficou a Volkswagen, com vendas de 684.387 unidades e participação de 22,74%.

A General Motors vendeu 595.424 unidades e obteve 19,79%; a Ford teve vendas de 304.024 e participação de mercado de 10,10%. A Honda ficou em quinto, com vendas de 125.869 e parcela do mercado de 4,18%.

Cientistas detectam movimentação do polo norte magnético


O polo norte magnético da Terra está avançando em direção à Rússia a quase 64 quilômetros por ano devido a mudanças magnéticas no núcleo do planeta, afirma nova pesquisa. O núcleo é profundo demais para que os cientistas detectem diretamente seu campo magnético. Mas os pesquisadores podem inferir os movimentos do campo acompanhando como o campo magnético terrestre muda na superfície e no espaço.

Agora, novos dados analisados sugerem que existe uma região de magnetismo em rápida transformação na superfície do núcleo, possivelmente sendo criada por uma misteriosa "pluma" de magnetismo proveniente do interior do núcleo.

E essa região pode estar deslocando o polo magnético de sua posição de longa data no norte do Canadá, disse Arnaud Chulliat, geofísico do Institut de Physique du Globe de Paris, na França.

Em Busca do Norte
O norte magnético, que é o lugar para onde as agulhas das bússolas realmente apontam, está próximo, mas não exatamente no mesmo lugar do Polo Norte geográfico. Neste momento, o norte magnético está próximo à ilha canadense Ellesmere.

Por séculos, navegadores usam o norte magnético para se orientar quando estão distantes de pontos de referência reconhecíveis. Embora os sistemas de posicionamento global tenham em grande parte substituído essas técnicas tradicionais, muitos ainda consideram as bússolas úteis para se orientar sob a água ou no subterrâneo, onde não há sinal dos satélites de GPS.

O polo norte magnético se deslocou muito pouco desde a época em que os cientistas o localizaram pela primeira vez em 1831. Depois, em 1904, o polo começou a avançar rumo ao nordeste num ritmo constante de 15 km por ano.

Em 1989, ele acelerou novamente, e em 2007 cientistas confirmaram que o polo está agora galopando em direção à Sibéria a um ritmo de 55 a 60 km por ano. Um deslocamento rápido do polo magnético significa que mapas do campo magnético devem ser atualizados com mais frequência para que usuários de bússola façam os ajustes cruciais do norte magnético para o verdadeiro Norte.

O Polo Itinerante
Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um "dínamo" que comanda nosso campo magnético. Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.

Embora a nova pesquisa pareça sustentar essa ideia, Chulliat não pode afirmar que o polo norte vai um dia mudar para a Rússia. "É muito difícil prever", disse Chulliat.

Além disso, ninguém sabe quando e onde outra mudança no núcleo poderá se manifestar, fazendo o norte magnético se mover rumo a uma nova direção. Chulliat apresentou seu trabalho em um encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco.

FONTE ; NATIONAL GEOGRAPHIC


A Universidade Nacional de Oceanografia de Taiwan divulgou a imagem de uma nova espécie de caranguejo. O Neoliomera pubescens , nome científico da espécie, foi descoberto por um biólogo marinho na costa sul do país.

A nova espécie de crustáceo, que se parece com um morango, possui pequenas protuberâncias brancas pontilhando a carapaça vermelha. As informações são da agência AFP.

FONTE: TERRA ON LINE


Um atum foi vendido em leilão no Japão por US$ 175 mil - o preço mais alto pago no mercado de peixe de Tóquio nos últimos 9 anos. O atum-rabilho pesava 232 kg - quase quatro vezes o peso médio do homem japonês.

Ele foi pescado no extremo norte da ilha de Honshu, a principal do Japão, em águas conhecidas pela alta qualidade dos peixes encontrados.

O peixe foi comprado conjuntamente por um dos restaurantes mais sofisticados da cidade e por um empresário de Hong Kong que tem uma cadeia de casas de venda de sushi.

Segundo correspondentes, o atum-rabilho é considerado o de melhor qualidade para fazer sushi - o prato mais consumido no país. O alto consumo contribuiu para a redução da quantidade de atum no planeta.

Ativistas pela preservação do meio ambiente estão pedindo uma moratória na pesca do animal para salvar o atum-rabilho da extinção no Atlântico e no Mediterrâneo.

FONTE : BBC BRASIL